O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Zig-zaids ganha nova versão digital com conteúdo atualizado

Zig-zaids ganha nova versão digital com conteúdo atualizado

Com conteúdo atualizado e em formato digital, a nova versão do jogo promove o aprendizado e estimula o debate entre, crianças, jovens e educadores sobre informações e “mitos” relacionados à Aids e sexualidade
Por Jornalismo IOC27/07/2010 - Atualizado em 16/12/2024

Como o vírus da Aids entra no corpo? Você acha que uma criança portadora do vírus deve freqüentar a escola? Como agir em caso de suspeita de DST? Estas e muitas outras questões são respondidas no jogo Zig-Zaids, lançado em 1991 no formato de tabuleiro e que agora ganha a Rede, com versão digital e atualizada disponível para download gratuito.
Desenvolvido pelo Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o jogo é indicado para maiores de 12 anos. Pode ser utilizado em escolas, no ambiente familiar, em espaços não formais de ensino, nos serviços de saúde e espaços de lazer. Disponível em português e em inglês, a versão digital do Zig-Zaids possui ainda um mini-dicionário com termos relacionados ao tema.

O conteúdo desta versão é resultado de um conjunto de análises críticas sobre as limitações das ações restritas à informação biomédica e avaliações sobre o alcance e adequação do material. O processo de revisão incluiu uma avaliação em escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro e em um parecer do Setor de Prevenção do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS). A atualização foi elaborada por pesquisadoras do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde em parceria com o Serviço de Produção e Tratamento da Imagem do IOC.

Na edição recente, há mais informações sobre diagnóstico, dados epidemiológicos e direitos sexuais e reprodutivos de portadores de HIV. A pesquisadora Simone Monteiro, chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC, afirma que a avaliação do material aponta que o jogo estimula não apenas o debate, mas esclarece dúvidas e visões equivocadas sobre temas relacionados ao ensino de ciências naturais e orientação sexual, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Constatamos que, ao invés da ênfase na ideia de fatalidade, aspectos como prevenção, noções de solidariedade e informações sobre a ação do HIV e do sistema de defesa do organismo foram ressaltados pelos estudantes. Os alunos aprovaram o jogo e demonstraram grande curiosidade pelo uso de computadores, indicando o potencial de recursos multimídias como estratégia de ensino, completa Simone.

A assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Nara Vieira, que participou da avaliação do jogo feita pelo órgão, destaca a importância de metodologias inovadoras para abordar os temas ligados à Aids entre crianças e jovens. Temos que procurar alternativas criativas para tratar o tema de maneira lúdica. Um jogo interativo como esse é fundamental para envolver o sujeito no processo de ensino-aprendizagem, afirma.
Para baixar o jogo e obter mais informações sobre o tema, clique aqui.

Saiba mais sobre o jogo
A primeira versão do Zig-Zaids, de 1991, era impressa e tinha o formato de jogo de tabuleiro. Depois, o conteúdo foi atualizado em 1995, 1999 e 2001, ano em que foi desenvolvida a primeira versão digital. A versão que está disponível para download foi atualizada no ano passado (2009). A Fiocruz faz doação de um exemplar do CD-ROM para instituições públicas e da sociedade civil, mediante o recebimento de solicitação pelo e.mail: zigzaids@ioc.fiocruz.br ou encaminhada por carta ao endereço: Fundação Oswaldo Cruz Pavilhão Lauro Travassos LEAS (sala 22) - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro, 21045 900 RJ

Marina Schneider

27/07/10

.

Com conteúdo atualizado e em formato digital, a nova versão do jogo promove o aprendizado e estimula o debate entre, crianças, jovens e educadores sobre informações e “mitos” relacionados à Aids e sexualidade
Por: 
jornalismo

Como o vírus da Aids entra no corpo? Você acha que uma criança portadora do vírus deve freqüentar a escola? Como agir em caso de suspeita de DST? Estas e muitas outras questões são respondidas no jogo Zig-Zaids, lançado em 1991 no formato de tabuleiro e que agora ganha a Rede, com versão digital e atualizada disponível para download gratuito.
Desenvolvido pelo Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o jogo é indicado para maiores de 12 anos. Pode ser utilizado em escolas, no ambiente familiar, em espaços não formais de ensino, nos serviços de saúde e espaços de lazer. Disponível em português e em inglês, a versão digital do Zig-Zaids possui ainda um mini-dicionário com termos relacionados ao tema.

O conteúdo desta versão é resultado de um conjunto de análises críticas sobre as limitações das ações restritas à informação biomédica e avaliações sobre o alcance e adequação do material. O processo de revisão incluiu uma avaliação em escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro e em um parecer do Setor de Prevenção do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS). A atualização foi elaborada por pesquisadoras do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde em parceria com o Serviço de Produção e Tratamento da Imagem do IOC.

Na edição recente, há mais informações sobre diagnóstico, dados epidemiológicos e direitos sexuais e reprodutivos de portadores de HIV. A pesquisadora Simone Monteiro, chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC, afirma que a avaliação do material aponta que o jogo estimula não apenas o debate, mas esclarece dúvidas e visões equivocadas sobre temas relacionados ao ensino de ciências naturais e orientação sexual, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Constatamos que, ao invés da ênfase na ideia de fatalidade, aspectos como prevenção, noções de solidariedade e informações sobre a ação do HIV e do sistema de defesa do organismo foram ressaltados pelos estudantes. Os alunos aprovaram o jogo e demonstraram grande curiosidade pelo uso de computadores, indicando o potencial de recursos multimídias como estratégia de ensino, completa Simone.

A assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Nara Vieira, que participou da avaliação do jogo feita pelo órgão, destaca a importância de metodologias inovadoras para abordar os temas ligados à Aids entre crianças e jovens. Temos que procurar alternativas criativas para tratar o tema de maneira lúdica. Um jogo interativo como esse é fundamental para envolver o sujeito no processo de ensino-aprendizagem, afirma.
Para baixar o jogo e obter mais informações sobre o tema, clique aqui.

Saiba mais sobre o jogo
A primeira versão do Zig-Zaids, de 1991, era impressa e tinha o formato de jogo de tabuleiro. Depois, o conteúdo foi atualizado em 1995, 1999 e 2001, ano em que foi desenvolvida a primeira versão digital. A versão que está disponível para download foi atualizada no ano passado (2009). A Fiocruz faz doação de um exemplar do CD-ROM para instituições públicas e da sociedade civil, mediante o recebimento de solicitação pelo e.mail: zigzaids@ioc.fiocruz.br ou encaminhada por carta ao endereço: Fundação Oswaldo Cruz Pavilhão Lauro Travassos LEAS (sala 22) - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro, 21045 900 RJ

Marina Schneider

27/07/10

.

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.