Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XIII - n0 7 - 17/04/2007

 

OS PRINCIPAIS MARCOS DO PROCESSO

Eleições

Maio de 2005: Processo eleitoral

Sintonia na Fiocruz e influência no V Congresso Interno são compromissos de campanha e metas de gestão da nova diretoria.

Obras
Julho de 2005: Plano emergencial de obras

A elaboração de um Plano de Obras permitiu avançar na solução de problemas emergenciais de infra-estrutura.

Brinde
Agosto de 2005: Falta de DAS ganha solução provisória

O Projeto IOC-Fiotec soluciona provisoriamente o défict de DAS dos laboratorios, vice-direções e coordenadores de programas de pós-graduaçãoo. A superação da desigualdade na remuneração entre chefes de laboratório foi defendida pela Câmara Técnica de Pesquisa, em março de 2005, e a proposta de solução elaborada pela diretoria foi aprovada pelo CD-IOC em 31 de agosto. Em seguida, foi aprovada pela Presidência da Fiocruz, apresentada ao CD-Fiocruz e implementada em outubro de 2005.

 

IEncontro
Setembro de 2005: I Encontro da Administração

O I Encontro de Administração do IOC teve como objetivo iniciar um trabalho de integração e de construção de linguagens comuns no setor administrativo.

Congresso Interno Fiocruz

Setembro de 2005: V Congresso Interno / Plenária 1: Plano Quadrienal

Entre 13 e 16 de setembro de 2005, o IOC participou ativamente do Congresso Interno – órgão máximo de representação da Fiocruz – com seus 24 delegados. Foram incluídas no Plano Quadrienal 37 emendas propostas pelo IOC.

 
Novembro de 2005: Ameaça de perda dos DAS de chefias de laboratórios

Apresentação ao CA-IOC do Documento da Diplan que coloca em risco a manutenção dos DAS nas chefias de laboratório. O IOC lutou pela manutenção da estrutura.

 

Dezembro de 2005: Defesa de DAS para laboratórios

A diretoria sintetiza documento em que defende os DAS para laboratórios, apresentado no CD-IOC e encaminhado ao CD-Fiocruz.

II Encontro
Março de 2006: II Encontro do IOC

O II Encontro do IOC, que reuniu 150 pessoas, elaborou uma visão de futuro, traçou diretrizes da estrutura organizacional e opinou sobre a primeira versão do Plano Diretor. Dentre os documentos recebidos pelo grupo, estava a proposta do GT de atualização de indicadores de produtividade, apresentada posteriormente em detalhes no CA-IOC de 6 de abril de 2006.

 

 
Junho de 2006: CD-Fiocruz especial: estrutura

O CD-Fiocruz indica consensos sobre a criação de Estruturas Horizontais de Ligação Programática, a busca de estruturas organizacionais flexíveis, o fortalecimento de instâncias de gestão administrativa e de gestão tecnológica, e o compartilhamento de estruturas multi-usuários.

 

 
Junho de 2006: Experiência de credenciamento e avaliação dos laboratórios disseminada

O IOC divulga artigo sistematizando a experiência de credenciamento e avaliação dos laboratórios.

 

 
Junho de 2006: Projeto de modernização participativa

Apresentação, no CA realizado dia 28, do projeto de modernização administrativa, com a realização de oficina com chefias de laboratório presentes, seguida por duas oficinas com chefes de departamento.

Congresso interno
Setembro de 2006: Congresso Interno / Plenária 2: Regimento-Estrutura
A plenária do Congresso Interno aprova a adoção de critérios e mecanismos regulatórios para a habilitação/reconhecimento de laboratórios de pesquisa da Fiocruz, seguindo a experiência do IOC.

 

Plano Diretor
Outubro de 2006: Plano Diretor do IOC

O CD-IOC aprovou o Plano Diretor, discutido durante o II Encontro.

III Encontro do IOC
Novembro de 2006: III Encontro do IOC

A definição do organograma, a composição do CD-IOC e a estruturação das áreas de pesquisa foram debatidos no III Encontro, que reuniu 120 chefes de laboratório e departamento do Instituto após ampla preparação das discussões.

 

 

Novembro de 2006: IOC define sua proposta de estrutura

Em reunião no dia 21, o CD-IOC vota o organograma a ser enviado ao CD-Fiocruz e aprova o cronograma de implantação.

 

CD-IOC
Dezembro de 2006: Balanço 2006

A diretoria apresenta o balanço de 2006 durante reunião do Conselho Ampliado. Os destaques são o concurso público, o Plano Diretor, o novo cronograma de obras e os avanços em QBA e nas reformas administrativa e de gestão científica.

 

CD ampliado
Março de 2007: Ampliação da diretoria

Em 7 de março, a nova vice-diretora, Elizabeth Rangel, é apresentada à comunidade do IOC durante a Reunião Geral de Pesquisadores e Tecnologistas.


Reuniao Area
Março de 2007: Iniciada articulação das áreas de pesquisa

Entre 13 e 30 de março, as 15 áreas de pesquisa no IOC realizaram as primeiras reuniões de articulação, contando com a participação de 329 pesquisadores de todos os laboratórios do IOC.


CA
Março de 2007: CA e CD debatem composição do CD e cronograma

No dia 28, o CA e CD-IOC aprofundaram o debate sobre constituição do Conselho Deliberativo. Na ocasião, os chefes de laboratório e departamento foram convidados a disseminar a discussão em todos os espaços do Instituto. Cinco propostas estão em debate.

 

Preparatória II Encontro
Abril de 2007: Reunião preparatória para o II Encontro de Administração

No dia 4, mais de 100 profissionais administrativos do IOC participaram da reunião que deu início às atividades preparatórias para o II Encontro de Administração do Instituto.

Reunião áreas
Abril de 2007: Divulgado relatório das áreas de pesquisa

No dia 12, é divulgado o balanço das reuniões das 15 áreas de pesquisa aprovadas no
CD-IOC em 21 de novembro de 2006.


 
 
 

 

IOC - CIÊNCIA PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Mais notícias do IOC em www.ioc.fiocruz.br