Coordenador:
Carlos Roberto Alves
Localização:
Pav. Leônidas Deane, 2º andar, Sala 209
Contatos:
(21) 3865-8191
calves@ioc.fiocruz.br
franklin.souza@cdts.fiocruz.br
luzia@ioc.fiocruz.br
Equipamentos em funcionamento (modelos):
:: SensíQ® Pioneer (Nomadics, Lnc. an ICx company) - Biossensor de transdução óptica por ressonância plasmônica de superfície (SPR – surface plasmon resonance), totalmente automatizado.
:: DynaPro NanoStar (Wyatt Technology) - Medidas de espalhamento dinâmico de luz quando amostras biológicas são iluminadas com um raio laser altamente estável.
Serviços oferecidos:
:: Estes equipamentos são úteis às pesquisas que voltadas aos estudos de interação molecular. Especialmente problemas estruturais relevantes e interação de complexos supramoleculares como: MHC-peptídeo, antígeno-anticorpo, enzima-inibidor, receptor-ligante, proteína-DNA, DNA-DNA, RNA-RNA. São equipamentos modernos de biofísica molecular experimental, que consideram as leis da termodinâmica e espalhamento de Luz.
:: Com as análise em SPR é possível realizar experimentos de interação molecular em tempo real para medir parâmetros de interações moleculares relevantes, como constantes de associação (Ka), constantes de dissociação (Kd), constantes de equilíbrio(Keq), energia livre de Gibbs (ΔG°), etc.
Com as análises de DLS tem-se acesso a informações sobre o tamanho e a distribuição dos complexos moleculares (proteinase/inibidor) e das proteínas recombinantes produzidas, em solução. Estes dados serão obtidos através da determinação do raio hidrodinâmico, do coeficiente de difusão translacional e da polidispersão. Estas informações são aplicadas na determinação da homogeneidade de amostras de macromoléculas em solução e na determinação da concentração micelar crítica para formação de nanopartículas de fármacos e/ou peptídeos bioativos.