Coordenadora
Elisa Cupolillo – elisa.cupolillo@ioc.fiocruz.br
Coordenadora adjunta
Mariana Cortes Boité - boitemc@ioc.fiocruz.br
Gerente da Qualidade
Rosane Maria Temporal – temporal@ioc.fiocruz.br
Serviços oferecidos:
-Diagnóstico Molecular e Genotipagem em Leishmaniose
-Caracterização Taxonômica de Leishmania
-Consultoria em Estudos Taxonômicos de microrganismos do gênero Leishmania e aprimoramento de testes diagnósticos específicos
-Treinamento especializado de Recursos Humanos em Diagnóstico Molecular e/ou Parasitológico para Leishmaniose
-Treinamento especializado de Recursos Humanos em Identificação de espécies de Leishmania por PCR e/ou Eletroforese de Enzimas
Coordenadora
Cintia Xavier de Mello - cintia.mello@ioc.fiocruz.br
Coordenadora adjunta
Marcia Pereira de Oliveira Duarte - marciapo@ioc.fiocruz.br
Serviços oferecidos:
-Diagnóstico Molecular das Leishmanioses humanas através da detecção de DNA de Leishmania pela técnica de PCR.
-Caracterização molecular de espécies de Leishmania pela técnica de PCR-RFLP.
-Diagnóstico parasitológico das leishmanioses humanas pelo exame direto.
-Capacitação em preparo e leitura do exame direto.
Coordenadora
Elizabeth Rangel - efrangel@ioc.fiocruz.br
Coordenadora adjunta
Adriana Zwetsch - adrianaz@ioc.fiocruz.br
Serviços oferecidos:
1. Assessoria técnica - Fornecimento de kit de soluções químicas e Procedimento Operacional Padrão (POP) de insumos para taxonomia/ identificação de Flebotomíneos.
2. Assessoria técnica - Fornecimento de informações técnicas para trabalho com flebotomíneos (em taxonomia de flebotomíneos, vigilância e controle de leishmanioses, etc).
3. Assessoria técnica – Fornecimento de flebotomíneo em lâmina (lâminas temporárias e não de coleção científica).
4. Assessoria técnica – Fornecimento de flebotomíneos em solução de álcool 70%.
5. Assessoria técnica – Fornecimento de kit de material entomológico para trabalho em taxonomia de flebotomíneos. Metodologia empregada para o procedimento captura de flebotomíneos (Diptera Psychodidae) adultos, para o procedimento de triagem de flebotomíneo, procedimento de clarificação e diafanização para diagnóstico de rotina, para o procedimento de montagem de lâmina para diagnóstico de rotina e procedimento de diagnóstico/identificação de flebotomíneos (técnica para lâminas temporárias e não de coleção científica).
6. Assessoria técnica – Fornecimento de kit de material de divulgação para trabalho em LTA (Leishmaniose Tegumentar Americana) e LVA (Leishmaniose Visceral Americana).
7. Consultoria técnica (Nacional ou Internacional) – Temática Flebotomíneos (em taxonomia de flebotomíneos, vigilância e controle de leishmanioses, etc.). Em especial atendimento a Consultoria Técnica na elaboração de Manuais Técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan Americana de Saúde/OMS.
8. Capacitação em taxonomia de flebotomíneos.
9. Capacitação em forma de Oficina: Biossegurança e Qualidade em taxonomia de flebotomíneos (avaliação externa da qualidade e assessorias/auditorias).
10. Diagnóstico de flebotomíneo/Identificação: Confirmação de diagnóstico - material biológico em lâminas (Unidade Pública capacitada, mas com dúvidas).
11. Diagnóstico de flebotomíneo/Identificação: Controle da qualidade - material biológico em lâminas (Unidade Pública capacitada e sem dúvidas) (avaliação externa da qualidade e assessorias).
12. Diagnóstico de flebotomíneo/Identificação: Diagnóstico - material biológico em álcool 70% ou a seco (Unidade Pública não capacitada; e/ou casos especiais: Investigação de foco, Surtos e Epidemias).
13. Capacitação em vigilância e controle de leishmanioses.
Coordenadora
Katia Calabrese - calabrese@ioc.fiocruz.br
Coordenadora adjunta
Celeste da Silva Freitas de Souza - csfsouza@ioc.fiocruz.br
Serviços oferecidos:
Realizar testes histopatológicos para diagnóstico da Leishmaniose visceral canina (LVC), atuar na capacitação de profissionais e prestar consultoria sobre diagnóstico histopatológico da LVC.
Coordenadora
Ana Maria Jansen
Coordenador adjunto
André Luiz Rodrigues Roque
Serviços oferecidos:
Realizar expedições a campo, captura de mamíferos, identificação taxonômica dos mesmos, coleta de material, diagnóstico da infecção através de exames parasitológicos, sorológicos e moleculares, geoespacialização dos resultados e envio de relatório completo de resultados contendo conclusões e recomendações