INÍCIO

Ta
Início


Apresentação

Áreas de atuação

O que fazemos

Oficinas

Artigos

Leituras

Parceiros

Links

Quem somos

Fale conosco

_____Artigos_____________________________________________________________________

:: Ciência e arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz  
Araújo-Jorge TC, Meirelles RMS, Luz MRM, Vieira GJ, Kamel CL, Grossman E et al. Ciência e Arte como linha de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. In: Memórias do Simpósio Ciência e Arte 2006. Rio de Janeiro: Museu da Vida/COC/ Fiocruz, 2007. p. 71-76.

Resumo:
os cientistas que têm o privilégio de trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (IOC) vivem o binômio Ciência & Arte, herdeiros que são do legado de Oswaldo Cruz, que concretizou seu sonho de construir uma escola de medicina experimental num castelo das “mil e uma noites”. Nós nos mantemos fiéis a esse referencial, com a permanente obrigação de levar o mais longe possível essa bandeira.
Leia o artigo completo

:: Reflexões sobre os objetos e os ambientes físicos de ensino e pesquisa em de saúde
Grossman, E.; Araújo-Jorge, T. C.,; Araújo, I. S. Reflexões sobre os objetos e os ambientes físicos de ensino e pesquisa em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 13 (Sup 2):2269-2277, 2008.

Resumo: o artigo traz um novo olhar sobre os objetos e ambientes físicos destinados às atividades de ensino e pesquisa em saúde. Aponta questões sobre a comunicação entre os designers e as pessoas que utilizam seus projetos. Pergunta sobre as formas de contribuição do designer para a transformação positiva do estado de espírito dos usuários de ambientes destinados ao ensino e à saúde, levando em conta as reações ou sentimentos das pessoas perante os produtos e os ambientes, em especial manifestações de alegria e bem-estar. E apresenta a edição piloto de um instrumento diferenciado de sensibilização e levantamento de dados, no formato de oficina de trabalho, denominada Espaço, Criação e Alegria.
Leia o artigo completo da Revista Ciência & Saúde Coletiva

:: A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde
Grossman, E.; Araújo-Jorge, T. C.; Araújo, I. S. A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.25, p.309-224, abr./jun. 2008.

Resumo:
O artigo apresenta resultados de estudos sobre o relacionamento entre as pessoas e os ambientes voltados para a saúde. Expõe o que se fala sobre os aspectos psicofisiológicos ou psicofísicos relativos a esses ambientes, pesquisando as vozes dos dirigentes e dos legisladores, por meio das leis e portarias ligadas ao tema na esfera federal, estadual e municipal e, por outro lado, escutando as vozes dos usuários por meio de uma oficina de trabalho intitulada “Espaço, Criação e Alegria”, aplicada em laboratórios de pesquisa da Fiocruz. Os resultados são os dados provenientes da percepção dos participantes das oficinas sobre seus ambientes de trabalho, colhidos por meio de depoimentos e desenhos. Tais resultados demonstram que a oficina pode ser um instrumento de escuta sensível para designers e arquitetos  envolvidos em projetos de obras e reformas de espaços destinados à saúde.
Leia o artigo completo da Revista Interface