T
INÍCIO

aaaaa
Início

Apresentação

Áreas de atuação

O que fazemos

Oficinas

Artigos

Leituras

Parceiros

Links

Quem somos

Fale conosco

_____Apresentação _______________________________________________________________
Por que Ciência e Arte? E por que na Fiocruz?
Os cientistas que têm o privilégio de trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz (IOC) vivem o binômio Ciência & Arte
, herdeiros que são do legado de Oswaldo Cruz, que concretizou seu sonho de construir uma escola de medicina experimental num castelo das mil e uma noites.
TTTTTTTTTTTTTTTCastelo Mourisco
Outro motivo para a busca de diálogos entre ciência e arte é o potencial educativo dessa abordagem.
Entrevistando 100 professores de ensino básico, Denise Figueira de Oliveira, membro de nosso grupo de pesquisa, detectou que 92% já utilizou arte como estratégia em sala de aula e 55% tem conhecimento de que outros colegas também o fazem.

E ainda, trabalhar cotidianamente com ciência pode sensibilizar retinas e corações
, como notamos nas palavras do pesquisador Henrique Lenzi, que nos leva a refletir sobre a relação entre ciência e arte: “Ciência e Arte parecem dois campos distintos, pois um busca o racional e o outro, o sentimento; um descreve friamente, o outro, declama poesias; um registra dados ‘objetivos’ , o outro se encanta (...). Mas será que são campos realmente distintos?”

Ciência, Arte, Saúde e Alegria
Durante esse processo, em nosso laboratório passamos a falar não apenas em Ciência e Arte, mas em Ciência, Arte, Saúde e Alegria.
Saúde, porque todos os nossos objetos de investigação estão, direta ou indiretamente, relacionados à investigação que gera conhecimentos comprometidos com a promoção da saúde, dada a vinculação da Fiocruz ao Ministério da Saúde e seu profundo compromisso social. Alegria, porque em todas as atividades de ciência e arte percebemos que o elemento comum é o riso, o sorriso, a emoção positiva do encantamento que envolve os participantes e propicia aprendizagem participativa.