T
INÍCIO

T
Início


Apresentação

Áreas de atuação

O que fazemos

Oficinas

Artigos

Leituras

Parceiros

Links

Quem somos

Fale conosco

_____Oficinas____________________________________________________

Criatividade, Arte e Ciência
Introdução ao tema de ciência e arte para educadores. São realizados exercícios de reflexão sobre o perfil de artistas e cientistas e sobre as ferramentas por eles utilizadas para estimular a imaginação e a criatividade, como observar, evocar imagens, reconhecer e formar padrões, estabelecer analogias, pensar de modo dimensional, criar modelos, transformar e sintetizar.
Coord.: Tania Araújo-Jorge, pesquisadora e diretora do IOC/Fiocruz.

__ ________________



Espaço, Criação e Alegria
O objetivo da oficina é aprimorar o diálogo entre quem projeta e quem utiliza objetos e ambientes físicos de saúde e de ensino. Busca-se sensibilizar e escutar percepções e opiniões dos usuários destes ambientes. Discute-se questões ligadas ao espaço físico e tudo aquilo que o compõe, trazendo à tona as experiências individuais e de grupo dentro dessa temática. São propostos exercícios de localização espacial, formas de representação, funções e usos dos objetos, dentre outros.
Coordenação: Elio Grossman, Designer, Doutor em Ciências/Fiocruz.
 




Saúde, Alegria e Palhaçadas

Utiliza a figura do palhaço para trabalhar uma nova abordagem sobre o mundo e
buscar alternativas para a transformação humana e social. O objetivo é sensibilizar
o público para uma nova proposta de relação com o meio através de vivências e
brincadeiras.
Coord.: Marcos Vinícius Campos, Mestre em Saúde Pública/Unicamp.

 


Vivências Teatrais e Saúde Coletiva
A oficina é resultado da busca de uma nova sensibilidade nas práticas educação em saúde, a fim de que, a mesma seja revelada também em sua dimensão ética e humana. Por meio de jogos e experiências teatrais, profissionais de diferentes áreas compartilham objetivos educacionais específicos, da promoção da saúde e a prevenção de doenças. A articulação entre as culturas da ciência e arte via linguagem teatral estabelece relação com a inventividade da ciência fomenta a espontaneidade dos participantes para a discussão temas da saúde coletiva.
Coordenação : Denise Figueira-Oliveira, Cientista Social, Mestre em Ensino de Biociências e Saúde, IOC/Fiocruz e Cínthia Mendonça, Diretora Teatral, UFRJ, IOC/Fiocruz.


 




Ciência, Tecnologia e Saúde nas Historias em Quadrinhos

Apresentação e discussão de histórias em quadrinhos com conteúdo crítico em relação ao campo de ciência, saúde e tecnologia. Filmes de animação também podem ser utilizados, com o intuito de demonstrar aos educadores e/ou divulgadores da ciência o potencial desses recursos.
Coordenação: Karina Cabello, Mestre em Biociências e Saúde, IOC/Fiocruz.


 

Bio-Arte

A oficina refere-se ao olhar que cada indivíduo pode estabelecer ao observar imagens de estruturas celulares e como é possível transpor esse olhar do campo emocional para o concreto, a partir de ferramentas artísticas. Os suportes materiais utilizados são tintas naturais e artificiais, pincéis, massa de modelar e materiais de fácil aquisição para construção de modelos tridimensionais.
Coord.: Rosane Meirelles, pesquisadora IOC/Fiocruz.


 

Ficção Científica, Ciência e Gênero na Literatura e no Cinema
Discussão de textos e filmes de ficção científica, incluindo as perspectivas das questões de gênero. Os resultados são levados a um debate amplo, para o estabelecimento de um consenso sobre os conceitos de ciência, saúde e bioética divulgados pelas obras abordadas, incluindo nessa discussão a forma como as questões de gênero perpassam esses mesmos conceitos.
Coordenação: Lucia de La Rocque, pesquisadora IOC/Fiocuz.


 

Ateliê da Saúde

Oficina realizada com pacientes vinculados a tratamentos ambulatoriais ou internados, na qual atividades de artes plásticas (desenho, pintura, bordado e trabalho com emborrachados) são propostas para a expressão de sentimentos relativos a expectativas e angustias frente a seus quadros clínicos. As oficinas fazem parte do projeto específico conduzido no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/Fiocruz, em que se discute com educadores as experiências e resultados dessas oficinas, exercitando, com os participantes, atividades similares às realizadas com os pacientes.
Coordenação: Márcia Franco, Mestre em Biociências e em Saúde, IOC/Fiocruz, e Claudia Andreozzi, Artesã, IPEC/Fiocruz. 

 



Ecocrítica e literatura infantil
O propósito desta oficina é apontar a literatura infantil como material potencialmente significativo para suscitar reflexões, discussões e possíveis ações que questionem a intervenção humana no ambiente ao longo da história, assim como estimular, por meio de discussões, uma maior reflexão sobre as relações entre a ciência e seus aspectos éticos presentes nas obras literárias escolhidas.
Coordenação- Claudia Kamel, Mestre em Biociências e Saúde, IOC/Fiocruz.

 


Oficina de poesia, migração de saberes: ciências da vida, ciências da saúde

A proposta é transitar entre as duas poderosas linguagens: da Poesia e da Ciência, na intenção de buscar novas formas expressivas que dêem conta dos dois campos, mediante tarefas criativas a serem realizadas a partir do estímulo de textos, imagem e som.  A produção de textos poéticos ou mesmo de prosa poética é a instigação do trabalho, cuja tônica se centra no exercício da imaginação criadora.  E assim retomamos uma importante tradição do Ocidente: o homem fez poesia, e a seguir fez ciência.  Nosso claro propósito é poetizar em torno da esfera científica, vinculada à saúde.
Coordenação: Maria da Conceição de Oliveira Viana, Mestre em Filosofia/PUC-RJ e Anunciata Sawada, Museóloga da COC/Fiocruz.


Contato:  2562-1365