Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos

Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos

 A missão do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos é realizar pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação visando à prospecção, otimização e caracterização do mecanismo de ação de moléculas candidatas a fármacos contra agravos à saúde da população brasileira.

O Laboratório realiza estudos interdisciplinares sobre a ação de moléculas bioativas e seus alvos, empregando de forma integrada abordagens experimentais e computacionais em bioquímica para a descoberta e otimização de novos fármacos.

Os projetos desenvolvidos pelo Laboratório abordam diferentes agravos para a saúde humana, incluindo: esquistossomose, doença de Chagas, câncer e diabetes. Além das agências de fomento nacionais, estes projetos também são financiados por organizações internacionais, como a Fundação Bill & Melinda Gates.

Entre os principais avanços científico-tecnológicos alcançados pelo Laboratório, destacam-se o desenvolvimento de um ensaio por imagem automatizado para triagem de fármacos contra o parasito Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, a identificação de novos agentes citotóxicos contra leucemia e a descoberta de novos inibidores de glicosidase com potencial aplicação no tratamento da Diabetes tipo II.

Chefe do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos
Floriano Paes Silva Junior  (Currículo Lattes)

Chefe substituto do Laboratório de Bioquímica Experimental e Computacional de Fármacos
Rafael Ferreira Dantas (Currículo Lattes)