Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Malacologia

Laboratório de Malacologia

A missão do Laboratório de Malacologia (LABMAL) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é realizar pesquisa, prestar serviços e formar recursos humanos nas áreas de sistemática, taxonomia, genética, biologia da reprodução e outros aspectos da biologia dos gastrópodes da Região Neotropical, com ênfase nos vetores de parasitos e suas respectivas relações hospedeiro-parasito.

Como Referência Nacional em Malacologia Médica (LRNM), presta serviços relacionados à identificação de moluscos, especialmente moluscos límnicos, com ênfase nas espécies de interesse médico-veterinário, como Biomphalaria spp., transmissoras da esquistossomose, e o caramujo africano, Achatina fulica Bowdich, 1822, uma das principais espécies vetoras da meningite eosinofílica.

Dentre os serviços destacam-se o exame parasitológico, ou seja, a pesquisa de formas larvais de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 e de Angiostrongylus spp. em amostras de moluscos enviadas pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Paralelamente realiza treinamento em malacologia médica para profissionais de saúde, por meio de estágios supervisionados e de cursos de capacitação ministrados periodicamente, de acordo com a demanda dos serviços de saúde.

Dentro deste contexto, cabe destacar que nos últimos anos a alta infestação do território brasileiro pelo gastrópode exótico A. fulica motivou pesquisas sobre a filogeografia dessa espécie e o papel que ela desempenha na epidemiologia da transmissão da meningite eosinofílica, zoonose emergente com casos já registrados no Brasil.

Da mesma forma, para atender à demanda dos serviços de saúde e da sociedade civil, a equipe está engajada em atividades voltadas à divulgação científica e à promoção da saúde da população, focalizando a identificação, o controle desses moluscos e a prevenção das doenças por eles transmitidas. Dentre estas atividades, destacam-se a efetiva participação em eventos institucionais, como Fiocruz pra Você, orientações aos serviços de saúde e ambiente dos municípios afetados e às associações de moradores, através de palestras e exposições, entrevistas na mídia, dentre outras iniciativas.

Coleção de Moluscos do Instituto Oswaldo Cruz (CMIOC) contribui efetivamente para o conhecimento da malacologia e para a formação de recursos humanos nessa área, por meio da disponibilização de seu acervo com cerca de 7.000 lotes (aproximadamente 150.000 espécimes) de águas continentais americanas para consulta pela comunidade científica nacional e internacional.

A formação de recursos humanos é uma das prioridades do Laboratório, seja ministrando disciplinas, cursos de atualização, orientando estudantes ou profissionais, ou através da coordenação do Curso de Especialização em Malacologia de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz, desde 1996.

Ao longo de mais de três décadas, o Laboratório tem trazido relevantes contribuições ao conhecimento da taxonomia de gastrópodes vetores de parasitoses, como a descrição de novas espécies e revisões taxonômicas que resultaram em sinonímias e redução de espécies nominais. Sob o ponto de vista biológico, tem efetivamente incrementado o conhecimento da biodiversidade da malacofauna límnica e da helmintofauna associada do país por meio de levantamentos realizados nas principais bacias hidrográficas.

As contribuições para a promoção da saúde da população resultam da prestação dos serviços e de atividades de referência, assim como pela assertiva parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, participando das publicações de diretrizes técnicas, dos comitês técnico-científicos e na execução de projetos.

O livro Vigilância e controle de moluscos de importância epidemiológica: diretrizes técnicas, do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, é um guia para orientação de agentes sanitários em todo o país. Acesse a versão do livro em PDF.