Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias (vigente até jan/23)

Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias (vigente até jan/23)

Este Laboratório esteve vigente até janeiro de 2023, após a finalização do processo de credenciamento e recredenciamento de Laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz, referente ao período 2015-2023.

O Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) dedica-se ao estudo de micobactérias com impacto na saúde pública, como Mycobacterium tuberculosisMycobacterium lepraeMycobacterium bovis e espécies de micobacterias atípicas (não tuberculose).

Entre suas linhas de pesquisa, realiza a genotipagem de genes metabolizadores em diferentes isolados de M. tuberculosis, estuda a virulência e distribuição de suas cepas com maior potencial de dispersão na população e atua na identificação de possíveis mutações e deleções no genoma de suas cepas, além de desenvolver metodologias para detecção de resistência aos medicamentos e investigar a coinfecção com o HIV.

Sua equipe também se dedica à pesquisa farmacogenética na conduta terapêutica da hanseníase e promove estudos epidemiológicos em micobactérias com impacto direto na área clínica em parceria com outras instituições nacionais.

Chefe do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias
Philip Noel Suffys (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Biologia Molecular aplicada a Micobactérias
Adalberto Rezende Santos (Currículo Lattes)