Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios (vigente até jan/23)

Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios (vigente até jan/23)

O Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apresenta duas linhas de atuação: pesquisa e referência. São desenvolvidas pesquisas em taxonomia e filogenia de pequenos mamíferos silvestres e seus helmintos parasitos, com ênfase na esquistossomose, angiostrongilíase e equinostomíase; em ecologia de populações de pequenos mamíferos; da relação parasito-hospedeiro vertebrado e molusco e epidemiologia de parasitoses humanas.

É referência no diagnóstico morfológico, cariológico e molecular de hospedeiros vertebrados silvestres reservatórios para Tripanossomatídeos, Leshimanioses, Hantavíroses e Poxvirus atendendo a demandas por diagnóstico emanadas do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.

Tem também como elementos de trabalho a associação e os efeitos da fragmentação e modificação das paisagens naturais sobre a diversidade, ecologia e saúde das espécies reservatórias de caráter zoonótico e ecologia das interações parasito-hospedeiro.

O Laboratório estabelece convênios para garantir a aplicabilidade dos conhecimentos acumulados, atendendo a demandas emergenciais das políticas de governo em saúde e às necessidades da sociedade.

Para abordar essas questões, o Laboratório realiza pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (desenvolvimento de modelo para teste de fármacos), formação de recursos humanos e desenvolvimento de indicadores de saúde ambiental. São realizados estudos sobre a diversidade de mamíferos silvestres reservatórios, seus parasitos e sua relação com as diferentes formas de ocupação pelas populações humanas, fornecendo subsídios para o controle e prevenção de endemias de origem zoonótica e da conservação de espécies animais.

Entre as linhas de pesquisa do Laboratório destacam-se os estudos dos fatores relacionados à história natural e à dinâmica de transmissão de zoonoses em mamíferos silvestres, com ênfase sobre a infecção natural por Schistosoma mansoniEchinostoma spp, Angiostrongylus cantonensis.,Trypanosoma cruzi, hantavírus e poxvírus.

Também são alvo de pesquisa a ecologia, genética e sistemática de mamíferos silvestres, a biologia, a genética e a sistemática de helmintos parasitos de mamíferos silvestres; e a interação dos trematódeos Schistosoma mansoni e Echinostoma paraensei com seus hospedeiros naturais Biomphalaria spp.