O Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários (LATHEMA) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1981 em pesquisa, ensino, formação de recursos humanos e divulgação científica em vigilância e controle de mosquitos vetores de patógenos, como dengue (DENV), Zika (ZIKV), febre amarela (YFV), chikungunya (CHIKV), febre do Oeste do Nilo (FNO) e Plasmodium.
Deste modo, atua sinergicamente com grupos de pesquisa nacionais e internacionais visando a produção de conhecimento em taxonomia, capacidade e competência vetorial e resolução de problemas em saúde pública.
É Referência Regional em Vigilância Entomológica: Transmissão de Malária Extra-Amazônica, em Vigilância Entomológica em Febre Amarela e em Vigilância Entomológica em Febre do Nilo Ocidental. O Laboratório abriga a Coleção de Culicidae (CCULI) do IOC.
Entre os temas de interesse do LATHEMA, estão: mosquitos transmissores de arboviroses; aspectos entomológicos e epidemiológicos da malária; e taxonomia e filogenia de mosquitos.
Chefe do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários
Rafael Maciel de Freitas (Currículo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários
Dinair Couto Lima (Currículo Lattes)