Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos

Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos

O Laboratório de Triatomíneos do IOC foi criado pelo próprio Carlos Chagas, em 1909, e vem mantendo suas atividades de forma ininterrupta desde sua criação até os dias atuais.

Em 1935, Herman Lent publicou seu primeiro artigo sobre uma espécie de triatomíneo dando início a sua profícua carreira como entomólogo.

Ainda nesse ano, iniciou a coleção de Reduviídeos, um embrião da atual Coleção Institucional de Triatomíneos, bem como a criação de insetos vivos.

O atual Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT) foi oficializado com este nome em 1989, pelo Ministério da Saúde, por meio de um financiamento do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Dessa forma, se tornou o primeiro Centro de Referência oficialmente reconhecido no Instituto Oswaldo Cruz.

Atualmente, o LNIRTT está localizado no 5º andar do Pavilhão Rocha Lima do campus de Manguinhos e ocupa uma área de 148 m2, subdividida em 9 salas, que além dos gabinetes e laboratórios abrigam a Coleção de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (CT-IOC) e o Serviço de Referência em Taxonomia de Triatomíneos.

Chefe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos
Cleber Galvão (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos
Gilberto Sales Gazeta (Currículo Lattes)