Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (vigente até jan/23)

Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (vigente até jan/23)

A Coleção de Triatomíneos é uma das coleções mais antigas do Instituto. 

Criada por Herman Lent, em 1935, atualmente é composta por duas coleções secas de triatomíneos: Herman Lent e Rodolfo Carcavallo totalizando 11.483 espécimes depositados.

Conta ainda com numerosos espécimes de outras subfamílias de Reduviidae.

As informações do acervo estão contidas em fichas em triplicatas (por espécie, gênero e número) e parte de seu acervo já está disponível on-line na plataforma SpeciesLink que permanece em contínuo processo de atualização.

É mantida em sala própria, com os espécimes devidamente acondicionados em gavetas entomológicas, contendo conservantes químicos adequados, acondicionados em modernos armários deslizantes.

A CT-IOC é hoje o maior acervo de triatomíneos existente no mundo e conta com representantes da grande maioria das 157 espécies de triatomíneos conhecidas, com numerosos tipos e parátipos depositados.

O acervo possui ainda uma coleção úmida, preservada em álcool 70º, com 25 espécies de várias localidades, e uma coleção de 41 espécies mantidas vivas no insetário, que são regularmente doados à pesquisadores interessados no desenvolvimento de pesquisas com os vetores da doença de Chagas, bem como, na elaboração de materiais educacionais.  

Curador
Hugo Lopes Guimarães

Vice-curador
Cleber Galvão

:: Acesse a página da Coleção de Triatomíneos do IOC