Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Ultraestrutura Celular

Laboratório de Ultraestrutura Celular

O Laboratório de Ultraestrutura Celular (LUC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve projetos de pesquisa em doenças tropicais negligenciadas causadas por tripanossomatídeos e eucariotos anaeróbios.

Os pesquisadores dedicam-se ao estudo de aspectos biológicos e moleculares envolvidos na patogênese da doença de Chagas, leishmanioses, tricomoníase e giardíase. A aplicação de modelos experimentais in vitro e in vivo e análises ultraestruturais como ferramenta de investigação visa o entendimento da biologia da interação parasito-hospedeiro com ênfase no reconhecimento celular, vias de sinalização disparadas no processo de adesão e/ou invasão do parasito e mecanismos envolvidos na gênese da fibrose e hipertrofia cardíaca induzida por Trypanosoma cruzi.

Outra linha de pesquisa refere-se ao estudo da interação de eucariotos anaeróbios, incluindo Trichomonas vaginalis e Giardia intestinalis, com a célula alvo, contribuindo para a identificação de eventos biológicos essenciais para a sobrevivência do parasito. Nesse contexto, análises ultraestruturais avançadas, como a microscopia eletrônica de duplo feixe e tomografia eletrônica seguida de reconstrução tridimensional, bem como microscopias de alta resolução: óptica e eletrônica, são aplicadas para o entendimento da relação parasito-hospedeiro. 

Os pesquisadores do LUC também atuam em pesquisas relacionadas à busca de novos alvos terapêuticos e no desenvolvimento de novos fármacos efetivos para o tratamento da doença de Chagas, leishmaniose, tricomoníase e giardíase.

Os membros da equipe do Laboratório atuam ativamente em comitês e comissões institucionais, incluindo Programas de pós-graduação e Curso Técnico em Biotecnologia.

Chefe do Laboratório de Ultraestrutura Celular
Mirian Claudia de Souza Pereira (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Ultra Estrutura Celular
Victor do Valle Midlej (Currículo Lattes)