Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » Vacinação de macacos contra febre amarela: pesquisa reforça segurança

Vacinação de macacos contra febre amarela: pesquisa reforça segurança

Estudo indica que mosquitos silvestres não transmitem o vírus da vacina
Por Maíra Menezes10/02/2023 - Atualizado em 07/07/2023

Uma pesquisa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dá mais um passo para confirmar a segurança da vacinação de macacos contra a febre amarela. O procedimento está em estudo desde a epidemia que dizimou populações de primatas pelo país entre 2017 e 2019.

Segundo os cientistas, a medida pode ser uma estratégia importante para preservar espécies ameaçadas de extinção e proteger a biodiversidade. Além disso, tem o potencial de reduzir a transmissão silvestre da doença, desacelerando a expansão de surtos.

Ameaçado de extinção, mico-leão-dourado é um dos alvos das pesquisas sobre vacinação de macacos contra a febre amarela. Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz Imagens

Considerando que a vacina da febre amarela é produzida a partir de um vírus “vivo” atenuado (que não causa doença), os pesquisadores realizaram testes para verificar se os mosquitos poderiam se infectar com o vírus vacinal após picar macacos vacinados. 

“Analisamos quase 700 mosquitos, de diferentes espécies silvestres e ainda incluímos o Aedes aegypti. Nenhum se infectou após picar os macacos vacinados. Esses dados sugerem que a chance de haver transmissão descontrolada do vírus da vacina da febre amarela na natureza é muito baixa ou nula”, afirma o coordenador da pesquisa e pesquisador do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC, Ricardo Lourenço de Oliveira.

Publicados na revista científica ‘Viruses’, os resultados reforçam que a vacinação de primatas, cativos ou de vida livre, contra a febre amarela é uma estratégia de saúde pública segura.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), ligado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

“Era importante observar como o vírus vacinal se comporta em mosquitos silvestres que picam macacos na fase virêmica da vacina [quando há circulação do vírus vacinal no sangue]. O resultado mostra que, realmente, o vírus vacinal não chega à glândula salivar dos mosquitos”, comenta o assessor científico de Bio-Manguinhos e autor da pesquisa, Marcos Freire.

“Esse resultado complementa e valida ainda mais as respostas que temos observado nos ensaios sobre a vacinação de primatas”, completa o diretor do CPRJ e também autor do estudo, Alcides Pissinatti.

Investigação necessária

Os estudos sobre a vacinação de macacos começaram em meio à epidemia de febre amarela que ocorreu entre 2017 e 2019. O surto alcançou o litoral do Sudeste, atingindo áreas onde a doença não era registrada há cerca de 80 anos.

Além de provocar centenas de mortes humanas, a infecção devastou populações de primatas. Apenas no Rio de Janeiro, foram notificadas 1.177 epizootias, como são chamados os episódios de adoecimento de macacos, que podem levar a óbito até dezenas de animais. Espécies em risco de extinção, como os micos-leões-dourados, foram impactadas pelo surto.

Realizados por Biomanguinhos em parceria com o CPRJ, os primeiros ensaios mostraram que a vacina humana contra a doença induz a produção de anticorpos e não provoca efeitos colaterais graves nos primatas brasileiros testados, que são muito sensíveis à infecção natural provocada pelo vírus da febre amarela. Os resultados levaram à expansão das pesquisas, incluindo iniciativas para vacinação de animais em cativeiro e de vida livre, em áreas de preservação.

Mosquitos Haemagogus janthinomys (no alto, à esquerda), Sabethes albiprivus (à direita) e Aedes aegypti (abaixo, à esquerda) foram analisados. Fotos: Josué Damacena/IOC/Fiocruz e Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

Neste contexto, surgiu uma pergunta: haveria possibilidade de mosquitos silvestres se infectarem após picar os primatas vacinados e transmitirem o vírus da vacina para outros macacos?

A pergunta leva em consideração que a vacina da febre amarela é produzida com um vírus atenuado, porém infectante, ou seja, capaz de se replicar em células de vertebrados e invertebrados. Após a injeção em humanos, esse vírus circula na corrente sanguínea durante alguns dias. Por ser atenuado, o vírus vacinal não causa doença, mas ativa o sistema imune, prevenindo o adoecimento no futuro.

A linhagem viral atenuada usada para fabricação da vacina da febre amarela no Brasil é chamada 17DD. Replicado em laboratório, o vírus se mantém geneticamente estável. No entanto, se fosse transmitido de forma descontrolada na natureza, ele poderia sofrer mutações. Neste caso, um dos riscos seria o vírus perder a atenuação e passar a causar doença.

“Quando a vacina da febre amarela foi desenvolvida, nos anos 1930, a preocupação principal era a circulação da doença na área urbana, onde o mosquito Aedes aegypti transmite o vírus de uma pessoa para a outra. Naquela época, foi feito um estudo que demonstrou que o Aedes não era capaz de transmitir o vírus da vacina”, explica Ricardo.

“Porém, atualmente, no continente americano, a febre amarela circula apenas no ciclo silvestre. Os mosquitos que transmitem o vírus na floresta, entre os macacos, são dos gêneros americanos Haemagogus e Sabethes, que são muito diferentes do Aedes, oriundo da África. Era imperativo fazer uma nova pesquisa”, completa o pesquisador.

Para se aproximar ao máximo das condições reais, o estudo contemplou duas espécies de mosquitos Haemagogus (Hg. leucocelaenus e Hg. janthinomys/capricornii) e duas espécies de Sabethes (S. albiprivus e S. identicus). Mosquitos Ae. aegypti também foram incluídos nos ensaios para permitir a comparação com os experimentos realizados nos anos 1930.

A vacina da febre amarela é produzida por Biomanguinhos/Fiocruz. Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz Imagens

Os mosquitos foram analisados após picar micos-leões de três espécies imunizados com a vacina da febre amarela contendo o vírus 17DD. O vírus vacinal não foi encontrado no corpo de nenhum dos 689 insetos analisados, confirmando que não houve infecção.

Os pesquisadores ainda foram além: alimentaram 156 mosquitos artificialmente com sangue infectado com o vírus vacinal para constatar ou não a possibilidade de transmissão. Apenas um mosquito, que foi alimentado com uma concentração viral superior à encontrada no sangue dos macacos vacinados, apresentou infecção. Mesmo assim, o vírus não foi detectado na cabeça do inseto, indicando que ele não se disseminou no organismo e não chegou até as glândulas salivares. Logo, não poderia ser transmitido.

De acordo com Ricardo, dois fatores podem contribuir para que o vírus vacinal não seja transmitido pelos mosquitos.

“Observamos que a vacina da febre amarela produz uma viremia [concentração de vírus no sangue] menor do que a infecção natural nos primatas. Essa viremia não favorece a infecção dos mosquitos. Além disso, características genéticas do vírus atenuado devem reduzir a capacidade de infecção”, pondera o entomologista.

Proteção para micos-leões e bugios

Atualmente, micos-leões-dourados e bugios estão no foco de pesquisas sobre vacinação de macacos. Encontrados exclusivamente na Mata Atlântica e ameaçados de extinção, os micos-leões-dourados perderam mais de 30% de sua população devido à epidemia de febre amarela, segundo uma pesquisa publicada em 2019.

Já os bugios são considerados um dos grupos mais sensíveis ao vírus. Um artigo que revisou dados sobre a epidemia apontou que estes animais responderam por cerca de 30% entre mais de 3.500 óbitos de primatas confirmados no país no período de 2016 a 2019.

No Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, os primeiros ensaios sobre a vacinação de macacos foram realizados com bugios e com três espécies de mico-leão: dourado, da cara dourada e preto. Os pesquisadores de Biomanguinhos e do CPRJ observaram a segurança e a capacidade da vacina humana para induzir a produção de anticorpos nos animais, considerando diferentes doses.

Os bugios são muito sensíveis à febre amarela, apresentando casos graves da doença, que são frequentemente fatais. Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

A partir dos resultados positivos, foi iniciado um estudo para vacinação de micos-leões-dourados na área da Reserva Biológica de Poço das Antas, nos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. Desde 2021, o projeto já imunizou aproximadamente 150 micos.

Dezenas de bugios também foram vacinados em pesquisas no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Os estudos são realizados por diversas instituições científicas e entidades que trabalham com a preservação de primatas, em parceria com Bio-Manguinhos, que é responsável pela produção da vacina da febre amarela no Brasil.

Segundo Freire, que está à frente das pesquisas na unidade da Fiocruz, o acompanhamento dos animais vacinados, em cativeiro e na natureza, será a base para validar a segurança e a eficácia da imunização.

“A vacina não vai impedir os casos de febre amarela entre macacos em geral, porque não é viável capturar e vacinar todos os animais. Porém, pode beneficiar primatas em alto risco, de espécies muito ameaçadas. Também os animais mantidos em zoológicos e centros de manejo, que estão expostos à infecção por causa da proximidade com florestas”, explica o veterinário.

O coordenador do CPRJ ressalta a importância de proteger os animais. 

“Houve uma perda muito significativa de primatas na natureza pela febre amarela. A biodiversidade terá um ganho enorme se conseguirmos vacinar os animais de vida-livre nos nossos trabalhos de campo e aqueles criados em cativeiro. É importante perceber que a saúde é única. Quando fazemos a defesa do animal e do ambiente, fazemos a defesa dos humanos também”, enfatiza Pissinatti.

“De fato, o vírus da febre amarela depende da existência de macacos não-imunes para circular numa floresta. Ao não se infectarem com o vírus selvagem, os macacos vacinados passam a funcionar como um fator limitador da transmissão silvestre e desacelerador da expansão das epidemias, ajudando, indiretamente, a reduzir chances de infecção de humanos”, completa Ricardo.

Estudo indica que mosquitos silvestres não transmitem o vírus da vacina
Por: 
maira

Uma pesquisa liderada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dá mais um passo para confirmar a segurança da vacinação de macacos contra a febre amarela. O procedimento está em estudo desde a epidemia que dizimou populações de primatas pelo país entre 2017 e 2019.

Segundo os cientistas, a medida pode ser uma estratégia importante para preservar espécies ameaçadas de extinção e proteger a biodiversidade. Além disso, tem o potencial de reduzir a transmissão silvestre da doença, desacelerando a expansão de surtos.

Ameaçado de extinção, mico-leão-dourado é um dos alvos das pesquisas sobre vacinação de macacos contra a febre amarela. Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz Imagens

Considerando que a vacina da febre amarela é produzida a partir de um vírus “vivo” atenuado (que não causa doença), os pesquisadores realizaram testes para verificar se os mosquitos poderiam se infectar com o vírus vacinal após picar macacos vacinados. 

“Analisamos quase 700 mosquitos, de diferentes espécies silvestres e ainda incluímos o Aedes aegypti. Nenhum se infectou após picar os macacos vacinados. Esses dados sugerem que a chance de haver transmissão descontrolada do vírus da vacina da febre amarela na natureza é muito baixa ou nula”, afirma o coordenador da pesquisa e pesquisador do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do IOC, Ricardo Lourenço de Oliveira.

Publicados na revista científica ‘Viruses’, os resultados reforçam que a vacinação de primatas, cativos ou de vida livre, contra a febre amarela é uma estratégia de saúde pública segura.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), ligado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

“Era importante observar como o vírus vacinal se comporta em mosquitos silvestres que picam macacos na fase virêmica da vacina [quando há circulação do vírus vacinal no sangue]. O resultado mostra que, realmente, o vírus vacinal não chega à glândula salivar dos mosquitos”, comenta o assessor científico de Bio-Manguinhos e autor da pesquisa, Marcos Freire.

“Esse resultado complementa e valida ainda mais as respostas que temos observado nos ensaios sobre a vacinação de primatas”, completa o diretor do CPRJ e também autor do estudo, Alcides Pissinatti.

Investigação necessária

Os estudos sobre a vacinação de macacos começaram em meio à epidemia de febre amarela que ocorreu entre 2017 e 2019. O surto alcançou o litoral do Sudeste, atingindo áreas onde a doença não era registrada há cerca de 80 anos.

Além de provocar centenas de mortes humanas, a infecção devastou populações de primatas. Apenas no Rio de Janeiro, foram notificadas 1.177 epizootias, como são chamados os episódios de adoecimento de macacos, que podem levar a óbito até dezenas de animais. Espécies em risco de extinção, como os micos-leões-dourados, foram impactadas pelo surto.

Realizados por Biomanguinhos em parceria com o CPRJ, os primeiros ensaios mostraram que a vacina humana contra a doença induz a produção de anticorpos e não provoca efeitos colaterais graves nos primatas brasileiros testados, que são muito sensíveis à infecção natural provocada pelo vírus da febre amarela. Os resultados levaram à expansão das pesquisas, incluindo iniciativas para vacinação de animais em cativeiro e de vida livre, em áreas de preservação.

Mosquitos Haemagogus janthinomys (no alto, à esquerda), Sabethes albiprivus (à direita) e Aedes aegypti (abaixo, à esquerda) foram analisados. Fotos: Josué Damacena/IOC/Fiocruz e Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

Neste contexto, surgiu uma pergunta: haveria possibilidade de mosquitos silvestres se infectarem após picar os primatas vacinados e transmitirem o vírus da vacina para outros macacos?

A pergunta leva em consideração que a vacina da febre amarela é produzida com um vírus atenuado, porém infectante, ou seja, capaz de se replicar em células de vertebrados e invertebrados. Após a injeção em humanos, esse vírus circula na corrente sanguínea durante alguns dias. Por ser atenuado, o vírus vacinal não causa doença, mas ativa o sistema imune, prevenindo o adoecimento no futuro.

A linhagem viral atenuada usada para fabricação da vacina da febre amarela no Brasil é chamada 17DD. Replicado em laboratório, o vírus se mantém geneticamente estável. No entanto, se fosse transmitido de forma descontrolada na natureza, ele poderia sofrer mutações. Neste caso, um dos riscos seria o vírus perder a atenuação e passar a causar doença.

“Quando a vacina da febre amarela foi desenvolvida, nos anos 1930, a preocupação principal era a circulação da doença na área urbana, onde o mosquito Aedes aegypti transmite o vírus de uma pessoa para a outra. Naquela época, foi feito um estudo que demonstrou que o Aedes não era capaz de transmitir o vírus da vacina”, explica Ricardo.

“Porém, atualmente, no continente americano, a febre amarela circula apenas no ciclo silvestre. Os mosquitos que transmitem o vírus na floresta, entre os macacos, são dos gêneros americanos Haemagogus e Sabethes, que são muito diferentes do Aedes, oriundo da África. Era imperativo fazer uma nova pesquisa”, completa o pesquisador.

Para se aproximar ao máximo das condições reais, o estudo contemplou duas espécies de mosquitos Haemagogus (Hg. leucocelaenus e Hg. janthinomys/capricornii) e duas espécies de Sabethes (S. albiprivus e S. identicus). Mosquitos Ae. aegypti também foram incluídos nos ensaios para permitir a comparação com os experimentos realizados nos anos 1930.

A vacina da febre amarela é produzida por Biomanguinhos/Fiocruz. Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz Imagens

Os mosquitos foram analisados após picar micos-leões de três espécies imunizados com a vacina da febre amarela contendo o vírus 17DD. O vírus vacinal não foi encontrado no corpo de nenhum dos 689 insetos analisados, confirmando que não houve infecção.

Os pesquisadores ainda foram além: alimentaram 156 mosquitos artificialmente com sangue infectado com o vírus vacinal para constatar ou não a possibilidade de transmissão. Apenas um mosquito, que foi alimentado com uma concentração viral superior à encontrada no sangue dos macacos vacinados, apresentou infecção. Mesmo assim, o vírus não foi detectado na cabeça do inseto, indicando que ele não se disseminou no organismo e não chegou até as glândulas salivares. Logo, não poderia ser transmitido.

De acordo com Ricardo, dois fatores podem contribuir para que o vírus vacinal não seja transmitido pelos mosquitos.

“Observamos que a vacina da febre amarela produz uma viremia [concentração de vírus no sangue] menor do que a infecção natural nos primatas. Essa viremia não favorece a infecção dos mosquitos. Além disso, características genéticas do vírus atenuado devem reduzir a capacidade de infecção”, pondera o entomologista.

Proteção para micos-leões e bugios

Atualmente, micos-leões-dourados e bugios estão no foco de pesquisas sobre vacinação de macacos. Encontrados exclusivamente na Mata Atlântica e ameaçados de extinção, os micos-leões-dourados perderam mais de 30% de sua população devido à epidemia de febre amarela, segundo uma pesquisa publicada em 2019.

Já os bugios são considerados um dos grupos mais sensíveis ao vírus. Um artigo que revisou dados sobre a epidemia apontou que estes animais responderam por cerca de 30% entre mais de 3.500 óbitos de primatas confirmados no país no período de 2016 a 2019.

No Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, os primeiros ensaios sobre a vacinação de macacos foram realizados com bugios e com três espécies de mico-leão: dourado, da cara dourada e preto. Os pesquisadores de Biomanguinhos e do CPRJ observaram a segurança e a capacidade da vacina humana para induzir a produção de anticorpos nos animais, considerando diferentes doses.

Os bugios são muito sensíveis à febre amarela, apresentando casos graves da doença, que são frequentemente fatais. Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

A partir dos resultados positivos, foi iniciado um estudo para vacinação de micos-leões-dourados na área da Reserva Biológica de Poço das Antas, nos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. Desde 2021, o projeto já imunizou aproximadamente 150 micos.

Dezenas de bugios também foram vacinados em pesquisas no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Os estudos são realizados por diversas instituições científicas e entidades que trabalham com a preservação de primatas, em parceria com Bio-Manguinhos, que é responsável pela produção da vacina da febre amarela no Brasil.

Segundo Freire, que está à frente das pesquisas na unidade da Fiocruz, o acompanhamento dos animais vacinados, em cativeiro e na natureza, será a base para validar a segurança e a eficácia da imunização.

“A vacina não vai impedir os casos de febre amarela entre macacos em geral, porque não é viável capturar e vacinar todos os animais. Porém, pode beneficiar primatas em alto risco, de espécies muito ameaçadas. Também os animais mantidos em zoológicos e centros de manejo, que estão expostos à infecção por causa da proximidade com florestas”, explica o veterinário.

O coordenador do CPRJ ressalta a importância de proteger os animais. 

“Houve uma perda muito significativa de primatas na natureza pela febre amarela. A biodiversidade terá um ganho enorme se conseguirmos vacinar os animais de vida-livre nos nossos trabalhos de campo e aqueles criados em cativeiro. É importante perceber que a saúde é única. Quando fazemos a defesa do animal e do ambiente, fazemos a defesa dos humanos também”, enfatiza Pissinatti.

“De fato, o vírus da febre amarela depende da existência de macacos não-imunes para circular numa floresta. Ao não se infectarem com o vírus selvagem, os macacos vacinados passam a funcionar como um fator limitador da transmissão silvestre e desacelerador da expansão das epidemias, ajudando, indiretamente, a reduzir chances de infecção de humanos”, completa Ricardo.

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)