Laboratório de Referência Nacional para o Diagnóstico de Hepatites Virais
Coordenadora
Lívia Melo Villar – lvilar@ioc.fiocruz.br
Coordenadora substituta
Lia Laura Lewis Ximenez de Souza Rodrigues - lialewis.fiocruz@gmail.com.br
Serviços oferecidos:
O Laboratório de Hepatites Virais atua como Laboratório de Referência Nacional para Hepatites Virais atuando no diagnóstico sorológico e molecular das hepatites virais. O Laboratório desenvolve estudos epidemiológicos, moleculares e de desenvolvimento de métodos de diagnóstico para hepatites que são empregados na vigilância epidemiológica, estudo de casos agudos e crônicos e esclarecimento em diagnósticos imprecisos. São realizados testes de diagnóstico sorológico e molecular para hepatites virais, assim como capacitação de profissionais da rede de laboratórios em saúde pública.
Entre testes sorológicos, são realizadas técnicas de ELISA, eletroquimioluminescencia, testes rápidos, entre outros. Entre os testes moleculares, se destacam as técnicas de PCR, sequenciamento, LIPA, RFLP, entre outros. Também realizamos consultoria e assessoria técnica para o Ministério da Saúde do Brasil, LACENs, e instituições internacionais, como o Hospital Central de Mendoza, entre outros.
O laboratório participa do processo de proficiência externa oferecido pela Control Lab e fornece insumos para confecção de painéis para avaliação externa de qualidade para carga viral de hepatites
Ambulatório de Hepatites Virais
Oferece atendimento público para investigação e tratamento clínico das diferentes hepatites virais (A, B, C, D e E). Durante este acompanhamento são realizados exames laboratoriais, incluindo exames de alta complexidade, para o diagnóstico e monitoramento das hepatites virais. O tratamento antiviral para as hepatites B e C crônicas, contudo, não é oferecido.
No Ambulatório, os pacientes são atendidos por médicos especializados em um dos programas seguintes e seus enfoques:
1. Programa de Diagnóstico Precoce das Hepatites Agudas do Estado do Rio de Janeiro;
2. Programa de Acompanhamento do perfil Bioquímico e Sorológico para o Vírus da Hepatite C em Profissionais de Saúde com Acidente Biológico;
3. Programa de Avaliação e Esclarecimento das Hepatites Virais. Além destes programas, existe o convênio SIASUS, no qual o Ambulatório recebe pacientes portadores crônicos do vírus da hepatite C acompanhados em hospitais de referência para tratamento com medicamentos antivirais (Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Hospital Federal de Ipanema e Hospital Federal da Lagoa - RJ) para realização de testes moleculares.
Os documentos necessários para o atendimento são: carta de encaminhamento médico (constando motivo, resumo dos achados clínicos e exames laboratoriais), documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Os pacientes são atendidos de segunda a sexta-feira das 8h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-1975 ou pelo email: ambulatorio.hepatite@ioc.fiocruz.br.
Os exames para realização de testes moleculares para hepatite C através do convênio SIASUS devem ser agendados pelo telefone (21) 2562-1971 e os pacientes devem além dos documentos acima levar o guia do APAC.
O Ambulatório de Hepatites Virais fica localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – RJ), no Pavilhão 108 (próximo à entrada da Rua Leopoldo Bulhões). Localize-se no mapa do campus.