Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Hepatites Virais

Laboratório de Hepatites Virais

Ligado ao Laboratório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Ambulatório de Hepatites Virais do IOC oferece atendimento público para investigação e tratamento clínico das diferentes hepatites virais (A, B, C, D e E). Durante o acompanhamento, os pacientes podem realizar exames laboratoriais, incluindo exames de alta complexidade, para o diagnóstico e monitoramento das hepatites virais. Contudo, o Ambulatório não oferece tratamento anti-viral para as hepatites B e C crônicas.

O Ambulatório oferece atendimento especializado nos seguintes programas: Programa de Diagnóstico Precoce das Hepatites Agudas do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Acompanhamento do perfil Bioquímico e Sorológico para o Vírus da Hepatite C em Profissionais de Saúde com Acidente Biológico, Programa de Avaliação e Esclarecimento das Hepatites Virais. Além disso, o Ambulatório possui um programa voltado para doadores e contactantes, que prestar assistência ambulatorial e promover medidas preventivas.

 Foto Josué Damacena
 

Convênio SIASUS
Por meio do Convênio SIASUS, Ambulatório de Hepatites Virais do IOC recebe pacientes portadores crônicas do vírus da hepatite C acompanhados em hospitais de referência para tratamento com medicamentos anti-virais (Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital Universitário Gaffreé Guinle, Santa Casa da Misericórdia, Hospital de Ipanema e Hospital da Lagoa) para realização de testes moleculares.

Atendimento
Para o atendimento são necessários carta de encaminhamento médico (constando motivo, resumo dos achados clínicos e exames laboratoriais), documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Os pacientes são atendidos de segunda a sexta-feira, com exceção da quinta-feira que é exclusivo para o Convênio SIASUS, das 8h às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2598-4438. Os exames para realização de testes moleculares para hepatite C através do convênio SIASUS devem ser agendados pelo telefone (21) 2598-4275 e os pacientes devem além dos documentos acima levar o guia do APAC.

O Ambulatório de Hepatites Virais está localizado no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4365 – RJ), no Pavilhão 108 (próximo à entrada da Rua Leopoldo Bulhões).