O Laboratório de Entomologia (LABE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza desde 1991 pesquisa científica acerca de diversos grupos taxonômicos de insetos, formação de recursos humanos em entomologia e ações de extensão e divulgação científica.
Suas linhas de pesquisa principais abordam a ordem Hemiptera (barbeiros, percevejos, cigarras, cigarrinhas), um grupo megadiverso e de importância ecológica, econômica e para a saúde humana.
Desenvolvem‐se, ainda, estudos acerca das ordens Coleoptera (besouros), Diptera (moscas, mosquitos), Hymenoptera (abelhas, formigas, vespas), Phasmida (bichos‐pau) e Trichoptera (sem nome popular).
O LABE abriga também a centenária Coleção Entomológica do IOC (CEIOC/IOC). Iniciada em 1901, é a maior e mais antiga coleção biológica da Fundação Oswaldo Cruz e um dos acervos biológicos mais importantes da América Latina. A Coleção conta com cerca de 5 milhões de exemplares, incluindo insetos da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas.
O Laboratório, credenciado para o período 2023-2028, anteriormente se chamava Laboratório de Biodiversidade Entomológica.
Chefe do Laboratório de Entomologia
Felipe Ferraz Figueiredo Moreira (Currículo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Entomologia
Carolina Branco Dale Coutinho (Currículo Lattes)