Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Entomologia

Laboratório de Entomologia

Coleção Entomológica
A Coleção Entomológica (CEIOC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é a mais antiga coleção científica do Instituto. Foi iniciada em 1901, com a descrição do mosquito Anopheles lutzi por Oswaldo Cruz, na publicação do primeiro artigo científico do então Instituto Soroterápico Federal (Instituto de Manguinhos).

Um dos acervos mais ricos da América Latina, a CEIOC possui cerca de 5 milhões de exemplares, incluindo insetos da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas.

Dedica-se à manutenção e preservação dos espécimes, à caracterização e identificação de espécies, ao empréstimo e depósito de exemplares, à capacitação de profissionais, e estudantes e à divulgação científica.

Curador: Márcio Eduardo Felix (Currículo Lattes)
Curadora adjunta: Claudia Leal Rodrigues (Currículo Lattes)

:: Acesse a página da CEIOC

 

Sala Costa Lima
O patrimônio da Coleção Entomológica do IOC pode ser visitado não apenas por pesquisadores que buscam aprofundar seus estudos, mas também por todos aqueles que desejam ter contato com esse material histórico. Na Sala de Exposição Costa Lima, no Castelo Mourisco, estão disponíveis diversos itens históricos, como publicações, mobiliário e insetos que chamam atenção pela sua estética.

Também é possível realizar um tour virtual pela Sala Costa Lima no qual o visitante tem uma completa imersão com uma experiência de visualização 360°. No espaço, o visitante poderá ver os itens expostos e saber mais sobre eles através das legendas detalhadas que aparecem na tela ao longo da visitação. Clique aqui para acessar o tour virtual.


Captura de tela do tour virtual pela Sala de Exposição Costa Lima. Foto: Reprodução