Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Hanseníase

Laboratório de Hanseníase

O Ambulatório Souza-Araújo de atendimento à hanseníase é mantido pelo Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) enquanto Serviço de Referência Nacional junto ao Ministério da Saúde na área. O Ambulatório atua no diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase, além de atendimentos de maior complexidade, incluindo biópsias e outros procedimentos.

Em 2014, a Unidade Assistencial recebeu o Certificado de Acreditação Internacional pela Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga comissão acreditadora dos Estados Unidos, por meio do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Com o título, o Ambulatório passou a ser reconhecido como o primeiro centro brasileiro especializado em hanseníase a atuar alinhado aos padrões de excelência internacional.

O atendimento laboratorial é oferecido mediante o encaminhamento do serviço público de saúde, consultórios particulares e outras unidades de saúde. Os pacientes são atendidos nos seguintes dias e horários: segundas, terças e quintas-feiras, de 8h às 17h, e quartas e sextas-feiras, de 8h às 12h, sendo que na sexta-feira o atendimento é voltado para os comunicantes (familiares de pacientes).

O Ambulatório Souza Araújo está localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos. O endereço é Avenida Brasil, 4365. Mais informações pelo telefone (21) 2562 1594.