Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Medicina Experimental e Saúde

Laboratório de Medicina Experimental e Saúde

O Laboratório de Medicina Experimental e Saúde (LAMES) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisa e tecnologia de excelência em morfobiologia do sistema linfo-hematopoético e em patologia e biologia molecular de doenças infecciosas e parasitárias e de neoplasias hematológicas. 

O grupo se dedica ainda à divulgação científica e comunicação e saúde, bem como à formação de recursos humanos nas suas áreas de atuação e manutenção de Coleções Histopatológicas. 

O Laboratório de Medicina Experimental e Saúde, credenciado para o período 2023-2028, é fruto da fusão dos Laboratórios de Patologia e de Biologia Molecular de Flavivírus. 

A fusão promoveu a sinergia de expertises em diversas áreas do conhecimento, como Patologia, Biologia Molecular, Morfologia, Virologia, Biologia Sintética, Parasitologia e Educação e Saúde, em prol tanto da investigação científica em processos fisiológicos e doenças, como flaviviroses, Covid-19, esquistossomose e angiostrongilíase, quanto do desenvolvimento tecnológico voltado ao aperfeiçoamento de processos de laboratório e produção de vacinas e bioprodutos, sempre em conjunto com a formação de recursos humanos.  

A nova estrutura otimiza a capacidade de resposta dos dois grupos a agravos que possam surgir e possui capilaridade no contato com as estruturas de saúde. 

O Laboratório é também responsável pelas três Coleções Biológicas reunidas no Museu da Patologia. Responde ainda por três plataformas tecnológicas, uma de microscopia confocal (RPT), outra de Bioimagem (IOC) e uma terceira de Digitalização de Acervos Biológicos (Preservo).

Chefe do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde 
Marcelo Pelajo Machado (Currículo Lattes

Chefe substituta do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde 
Myrna Cristina Bonaldo (Currículo Lattes