Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Biologia das Interações

Laboratório de Biologia das Interações

O Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (LBI/IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisa em biologia experimental nas áreas de imunopatologia e imunorregulação de infecções parasitárias e bacterianas, doenças crônicas, degenerativas e genéticas. Em particular, o LBI contribui para o entendimento da imunopatogenia da cardiomiopatia chagásica crônica e visa desenvolver novos alvos terapêuticos para esta forma clínica da doença de Chagas.

O LBI participa, também, da identificação de novos candidatos vacinais e do delineamento e teste de vacinas multi-gênicas para o controle da infecção pelo Trypanosoma cruzi e pelo Toxoplasma gondii. Adicionalmente, o LBI está envolvido em pesquisa relacionada à educação científica e promove iniciativas ligadas a esta área bem como a divulgação da ciência voltada para Educação Básica e sociedade em geral. O LBI contribui para a qualificação de agentes de saúde e professores da rede pública de ensino, sendo algumas destas iniciativas em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e diferentes níveis da administração pública.

O LBI é responsável pelo site ABC na Educação Científica – Mão na massa RJ, que inclui uma Sala de Professores, e pelo Portal Doença de Chagas, que reúne conhecimento científico atual e histórico sobre o agravo, além de informações atuais e área dedicada aos portadores da doença de Chagas, desenvolvido em parceria com o Programa Integrado de doença de Chagas da Fiocruz (PIDC) e diversas outras instituições.

Chefe do Laboratório de Biologia das Interações
Joseli Lannes Vieira (Currículo Lattes)

Chefe substituto (a) do Laboratório de Biologia das Interações
Daniel Gibaldi (Currículo Lattes)