O Laboratório de Fisiologia Bacteriana (LFB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é responsável pela curadoria da Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos – CCGB do IOC. A CCGB surgiu em 1979, e conta com 1660 linhagens registradas, pertencentes a 20 espécies de esporulados Gram-positivos, aeróbios ou aeróbios facultativos, entre elas espécies tipo e neo-tipo incluindo padrões. Todas encontram-se liofilizadas, e pelo menos 290 cepas encontram-se em fase de registro e liofilização.
O acervo é composto de linhagens de diferentes sÃtios geográficos do planeta, constituindo-se em importante diversidade genética do grupo. Destacam-se B. cereus enterotoxigênico, B. thuringiensis, Lysinibacillus (Bacillus) sphaericus, Brevibacillus laterosporus entomopatogênicos, B. subtilis, B. licheniformis, B. anthracis, Geobacillus stearotermophilus e Paenibacillus polymyxa. O acervo dispõe de 1540 cepas relacionadas on line e se encontram em atualização numérica para 1660.
A Coleção realiza diversos serviços, tais como o depósito de culturas, a manutenção e preservação de cepas e a caracterização taxonômica de Bacillus e gêneros correlatos. As cepas da CCGB figuram em diferentes trabalhos cientÃficos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de Monografias, Dissertações e Teses.
:: Acesse a página da Coleção de Culturas de Bacillus e Gêneros Correlatos