Os Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) são inseparáveis da pesquisa produzida na Unidade. Ensino e ciência caminham juntos, afinal, a formação de mestres e doutores acontece nos mesmos laboratórios que desenvolvem conhecimento e soluções para a saúde pública.

O prestÃgio dos estudantes que são o presente e o futuro da ciência e da saúde nacionais foi evidenciado na 11ª edição da Semana da Pós-graduação do IOC, realizada entre os dias 15 e 19/9, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ).
A edição 2025 bateu recorde de inscrição, com mais de 420 inscritos, de 14 estados.
Temas como internacionalização, mudanças climáticas, ensino, extensão, inovação e empregabilidade compuseram a programação.
Entre palestras, mesas cientÃficas e premiações, o evento buscou facilitar a interação dos participantes com parceiros do meio acadêmico e profissional, visando a troca e a construção de novos conhecimentos a respeito das temáticas.
Dentre os destaques, estão a Jornada Jovens Talentos, que apresentou a produção cientÃfica de estudantes de diversas instituições de pesquisa e ensino, e o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que reconheceu as pesquisas indicadas aos Prêmio Capes de Tese pelos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto.
Confira, abaixo, a cobertura especial:
Â
Os Programas de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) são inseparáveis da pesquisa produzida na Unidade. Ensino e ciência caminham juntos, afinal, a formação de mestres e doutores acontece nos mesmos laboratórios que desenvolvem conhecimento e soluções para a saúde pública.Â

O prestÃgio dos estudantes que são o presente e o futuro da ciência e da saúde nacionais foi evidenciado na 11ª edição da Semana da Pós-graduação do IOC, realizada entre os dias 15 e 19/9, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ).
A edição 2025 bateu recorde de inscrição, com mais de 420 inscritos, de 14 estados.
Temas como internacionalização, mudanças climáticas, ensino, extensão, inovação e empregabilidade compuseram a programação.
Â
Entre palestras, mesas cientÃficas e premiações, o evento buscou facilitar a interação dos participantes com parceiros do meio acadêmico e profissional, visando a troca e a construção de novos conhecimentos a respeito das temáticas. Â
Dentre os destaques, estão a Jornada Jovens Talentos, que apresentou a produção cientÃfica de estudantes de diversas instituições de pesquisa e ensino, e o Prêmio IOC de Teses Alexandre Peixoto, que reconheceu as pesquisas indicadas aos Prêmio Capes de Tese pelos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto.Â
Confira, abaixo, a cobertura especial:
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)